Por que ter um site para a minha paróquia?
22.11.2018 | 4 minutos de leitura
Tecnologia


A confiança no anúncio do Reino de Deus molda o nosso jeito de comunicar. O processo tecnológico em constante avanço aumenta as possibilidades de a Igreja fazer-se presença com todos e para todos. Abrir as portas da Igreja no ambiente digital significa não apenas seguir as tendências de comunicação, mas apropriar-se dos meios para atuar e anunciar a Boa Notícia.
Para que você reconheça a importância de ter um site para a sua instituição, primeiro você precisa entender que a publicidade nos meios de comunicação vem perdendo espaço para a tecnologia, por meio da qual todo tipo de informação sobre qualquer assunto está na palma das mãos.
E para comprovar isso, não vamos longe. Pense à sua volta. Quantas vezes você ou alguém do seu convívio já recorreu à internet para buscar uma informação nos últimos dias?
Por isso, estar no meio digital, além de ser uma grande possibilidade de se relacionar com mais pessoas, com aquelas que ainda não fazem parte da sua comunidade, é também uma necessidade para continuar se relacionando com aquelas que já fazem parte, para nutri-las com informações e conteúdos, a fim de fidelizar os membros da sua paróquia nas propostas e ações.
Esse já um baita motivo para a sua instituição ter um site, né? Vamos conferir mais alguns!

#1 Ser encontrado no Google
Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google.
No entanto, para ser facilmente encontrado no Google, é importante que você tenha um bom e otimizado site para que o primeiro resultado da pesquisa seja com o link para o seu ambiente digital.
Layouts interessantes e atrativos podem garantir uma maior permanência dos usuários no seu site. Uma dica é pensar na navegabilidade e na facilidade em encontrar as informações na plataforma.
#2 Criar um site para a sua paróquia gera credibilidade
A internet já é indiscutivelmente parte do cotidiano das pessoas. Além do desktop, o ambiente virtual está nas mãos de todos por meio dos smartphones, em dispositivos cada vez mais evoluídos. Assim, as pessoas procuram por conteúdos, informações, materiais, dúvidas, experiências, mensagens, ou seja, procuram por tudo na internet e estão acostumadas a resolverem seus problemas por lá.
Uma paróquia que ainda não tem uma presença digital perde espaço na vida das pessoas, que a enxergam como pouco acessível (já que não oferece essa maneira atual de se comunicar com ela).
#3 Integração com mídias sociais
Este item complementa o tópico anterior. Já falamos sobre a internet fazer parte do cotidiano das pessoas e isso está intimamente ligado às redes sociais. Um site moderno e atual tem integração das mídias e dos canais pelos quais a instituição se comunica. Isso faz toda a diferença, pois uma comunicação integra favorece os resultados para uma organização, que tem clareza dos seus objetivos e da maneira como quer se relacionar com as pessoas, estando acessível a elas nos meios em que elas estão e se comunicam.
O seu site pode ter links que direcionem o visitante para seus perfis nas mídias, por exemplo, e eventos, comunicados, mensagens, reflexões podem possibilitar compartilhamentos, comentários e curtidas nas redes sociais. Da mesma forma, por meio das redes sociais você pode gerar tráfego para conteúdos publicados no seu site e, dessa forma, um site pode te ajudar a potencializar seus resultados nas mídias sociais (e vice-versa).

#4 Maior visibilidade
Com um site, é possível marcar presença online e desenvolver um trabalho de marketing digital que possibilita alcançar resultados bastante expressivos, atraindo pessoas, construindo relacionamentos e proporcionando experiências positivas.
Além disso, o site rompe as barreiras da localização geográfica. Sua atuação não ficará mais restrita às pessoas que estão próximas e já participam da sua comunidade, mas terá possibilidades de alcançar e evangelizar muito mais.
#5 Presença online 24 horas por dia

O espaço físico da paróquia possui suas regras específicas em relação ao funcionamento e horário de atendimento, ao contrário de um site, por meio do qual sua presença está ativa 24 horas por dia para se relacionar com as pessoas.
No espaço digital, sua paróquia está acessível para as pessoas no momento em que elas desejarem, oferecendo maior autonomia e eliminando problemas do cotidiano, como um telefone que não para de tocar e/ou uma secretaria sempre cheia.
Um site completo e atualizado favorece a vida de todos: as pessoas encontram as informações que necessitam e os responsáveis pela vida pastoral ganham tempo em sanar dúvidas e encaminhar processos previamente pelo ambiente digital.

#3 Integração com mídias sociais


Mais em Tecnologia
-
Como usar a Inteligência Artificial com humanidade e sabedoria do coração?O Papa Francisco abordou sobre as Inteligências Artificiais neste 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Entenda melhor o que é a IA e como u...15.02 | 2 minutos de leitura
-
Como a tecnologia pode transformar a experiência em sua paróquiaDescubra como a tecnologia está revolucionando as paróquias, melhorando a comunicação e fortalecendo a conexão com a comunidade. Saiba mais!06.02 | 4 minutos de leitura
-
A fé no mundo digital: a tecnologia agrega ou atrapalha mais?A Igreja é convidada a uma ação evangelizadora, com discernimento e ousadia, cumprindo sua missão, nos areópagos de nosso tempo.05.07 | 4 minutos de leitura
-
Metaverso x Religiosidade: um possível caminho para a evangelização digitalO metaverso é uma tecnologia responsiva que veio para revolucionar o futuro da Internet. Mas como unir as possibilidades de evangelizar no ambiente d...24.05 | 4 minutos de leitura
-
É preciso inovar! Como e até que ponto a Igreja pode abrir-se à tecnologia?Refletindo sobre como a Igreja pode se beneficiar com o bom uso da tecnologia, separamos quatro utilidades importantes para inserir no dia a dia pasto...26.04 | 5 minutos de leitura
-
As melhores ferramentas para gerenciar as redes sociais da sua paróquiaAs pessoas que, antes, eram receptores passivos de informação, hoje estão se tornando cada vez mais formadores de opinião. Neste texto, falamos so...25.02 | 3 minutos de leitura
-
Dicas de como transmitir missas ao vivoConfira, abaixo, algumas dicas que separamos especialmente para você começar a avaliar a possibilidade de realizar missas ao vivo em sua paróquia e...18.11 | 5 minutos de leitura
-
Como divulgar um evento católico em vídeo?Mesmo que não haja conhecimento avançado em edição e criação de vídeos, é possível se apropriar de ferramentas e estratégias para viabilizar...25.05 | 3 minutos de leitura
-
O facebook como ferramenta de evangelizaçãoO facebook se tornou a maior rede social do mundo, hoje já são mais de 2 bilhões de pessoas que usam seus serviços mensalmente, conforme estatíst...31.01 | 3 minutos de leitura