O Papa é digital, e a sua Igreja?
11.02.2019 | 4 minutos de leitura
Evangelização


Com o objetivo de se aproximar ainda mais dos fiéis cristãos, em especial dos jovens, o Papa Francisco adotou a postura de adentrar as redes sociais. E, em um mundo tão tecnológico, onde as informações chegam às pessoas com tamanha velocidade e em tempo real, notou-se a necessidade de aproveitar mais esse meio de comunicação para evangelizar.
O Pontífice é ativo, por exemplo, no Twitter e no Instagram, redes que somadas já contabilizam mais de 6 milhões de seguidores. Nesses canais, o Papa Francisco compartilha diversos ensinamentos, pensamentos, reflexões e condutas da Igreja e religião Católica que devem permear a vida dos cristãos.
Na Bíblia, podemos acompanhar o Evangelho de São Marcos (16,12-19), em que Jesus aparece aos discípulos e os instiga a seguirem na evangelização:
"Por fim, apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: 'Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado".
Jesus nos convida a anunciar a Palavra. Por isso, é tão importante não deixar passar oportunidades de transmitir ao máximo de pessoas possível a mensagem de Deus. Os meios de comunicação, nesse contexto, também se tornam instrumentos que, se utilizados de uma forma boa, são grandes aliados para alcançar os objetivos da missão de todo católico.
Confira, abaixo, apenas algumas das melhores lições compartilhadas pelo Papa Francisco em suas redes sociais:





Utilizar os meios de comunicação de forma catequética é uma excelente alternativa para contribuir na formação católica do povo. Isso porque, como na internet é possível acessar todo e qualquer tipo de informação, ela tornou-se fonte de conhecimento.Se há uma dúvida, basta incluir o tema em sites de busca e encontrar conteúdos diversos com as respostas, essas dadas por especialistas em forma de texto, conteúdo audiovisual, videoaulas etc. Enfim, há um mar de possibilidades para que as informações cheguem às pessoas e sejam disseminadas corretamente.
É necessário que as instituições detentoras de uma gama extensa de conhecimento se conscientizem da responsabilidade que têm de compartilhar esse conhecimento em novos meios.
Isso ajuda para que informações incorretas percam a força, e deem lugar à Verdade. Afinal, também pelo fato da internet oferecer possibilidades de comunicação a qualquer pessoa, o compartilhamento de conteúdos e informações incorretas e, muitas vezes, mentirosas, acaba sendo bastante comum.
Fortalecer a presença de instituições católicas na internet contribui para que, trazendo conteúdo de valor, essas se tornem referência nas buscas dos internautas, pois não basta construir uma presença digital e estar mal posicionado. Há uma junção perfeita que se pode atingir montando um quebra-cabeça de peças compostas por: conteúdo de valor + estratégia de posicionamento digital.
Esse estudo aprofundado sobre: quem e o que representa sua instituição católica, quais seus objetivos, o que se deve compartilhar, quais conteúdos, de que forma, em quais canais de comunicação, para quais personas (definições específicas de público-alvo), promete excelentes resultados, e visam a aproximação do público a sua instituição como forma de contribuir para o crescimento dela, atingir seus objetivos e impulsionar ainda mais o compartilhamento dos valores cristãos.
E é isso que a Igreja busca incessantemente, não é?
Porém, ampliar os mecanismos de comunicação e bem utilizá-los pode não ser tão simples assim. Por isso que a Agência Arcanjo surgiu. Uma agência de comunicação católica, especialista nesse assunto, composta por uma equipe criativa e apaixonada em profissionalizar a comunicação na Igreja, que atende empresas, instituições, dioceses, paróquias e comunidades em todos os lugares do mundo. Nosso objetivo é não medir esforços para que o Evangelho seja mais conhecido e amado. Nossas soluções em comunicação e marketing visam justamente auxiliar nossos clientes a atingirem resultados cada vez melhores em seus negócios e propagar por meio de suas respectivas atuações, o cristianismo.
Confira aqui nosso site e veja um pouco mais de como trabalhamos. Quem sabe, agendamos uma conversa! Seguindo o próprio exemplo do nosso querido Papa Francisco, juntos podemos aplicar as melhores soluções para que sua paróquia, diocese ou instituição católica crie e fortaleça uma presença digital de valor e atinja mais fiéis e resultados.





Mais em Evangelização
-
Vaticano divulga mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações SociaisPara a Igreja Católica, a celebração trata de um exercício de confiança e esperança. Confira a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das...29.03 | 3 minutos de leitura
-
5 livros católicos para fortalecer a espiritualidade do comunicadorara comunicar a fé é preciso estar a todo instante buscando ficar mais próximos de Deus e da Igreja, veja aqui 5 livros para fortalecer sua espirit...25.04 | 5 minutos de leitura
-
5 Dicas para a acolhida na missaNesse texto, você verá algumas formas de melhorar a acolhida na missa. Acolher é cuidar. São inúmeras as passagens bíblicas que mostram a import...10.12 | 2 minutos de leitura
-
Media training para o padre: saiba o que é issoSeparamos algumas dicas básicas de Media Training para padres, que ajudarão nesse passo de adquirir mais segurança frente às câmeras. Veja abaixo...18.07 | 6 minutos de leitura
-
Entrevista com Dom OraniTivemos a oportunidade de conversar com Dom Orani João, cardeal Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Instituto Brasileiro de Marketi...20.08 | 3 minutos de leitura
-
São João Paulo II, o grande difusor da Comunicação na IgrejaSão João Paulo II, além de abrir-se e acompanhar as novas tecnologias, também percebeu sua influência e seu potencial para a evangelização mode...04.05 | 4 minutos de leitura
-
Mensagem do Papa Francisco para o LII Dia Mundial das Comunicações SociaisNo dia da memória de São Francisco de Sales, 24 de janeiro, por ocasião do LII Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado em 13 de mai...31.01 | 13 minutos de leitura