A importância da identidade visual para uma paróquia
11.07.2018 | 3 minutos de leitura
Marketing


Para uma paróquia exercer a sua missão de conduzir o povo de Deus, é necessário um conjunto de fatores fundamentais: pastorais bem consolidadas, leigos atuantes, uma boa liturgia, espiritualidade viva, entre outros.
Também, a missão evangelizadora de uma paróquia conta com toda uma estrutura de organização. Nesse aspecto, existe algo fundamental: uma comunicação de excelência. A paróquia precisa saber se apresentar, representar e se mostrar aos filhos de Deus. E uma boa comunicação exige uma identidade visual qualificada.
A identidade visual de uma instituição é essencial para a formação de sua marca. Ela é a primeira comunicação com o público alvo e, por isso, precisa saber chamar a atenção. No entanto, por causa dos custos, muitas paróquias e comunidades acabam optando por criar sozinhas suas identidades visuais, o que resulta em logotipos e materiais nem sempre condizentes com a sua essência e com a mensagem que pretendem transmitir.
Ter a ajuda profissional de uma agência especializada torna a imagem da instituição coerente com a sua missão. O trabalho profissional atribui muitos aspectos, detalhes e experiências valiosas para transmitir o verdadeiro carisma e trabalhar a fixação da identidade.
O que é uma identidade visual?
Para reconhecer a sua importância, precisamos entender o que, de fato, é! Normalmente, quando as pessoas pensam em identidade visual, a ideia que vem à cabeça é apenas a construção de um logo, no entanto, é muito mais que isso!
A identidade visual envolve todo o conjunto de elementos que representam a instituição visualmente. Por ela entendemos um conjunto de materiais, que chamamos de Material Institucional: marca, papelaria, site, redes sociais e uma gama de oportunidades para fazer com que sua paróquia tenha um posicionamento visual.
Cores, elementos, tipografia e símbolos referente à instituição são fundamentais nesse processo, como, por exemplo: uma ilustração do santo padroeiro, uma paleta de cores mais tradicional, que remeta à história da paróquia.
Por que minha paróquia deve se preocupar com uma boa comunicação visual?
Se no meio comercial a identidade visual da empresa é fundamental para as vendas e ascensão do negócio, em nossas paróquias é tão fundamental quanto, para gerar impacto, padronizar e se destacar.
Ao iniciar um trabalho de identidade visual para sua paróquia, tudo aquilo que é história, essência, missão, projeto de evangelização é interligado à identidade. Logo, temos muito mais que uma marca “para vender”, temos uma composição para compartilhar a imagem e semelhança do Criador, por meio do verdadeiro, bom e belo, como disse o Papa Francisco.
Engana-se quem pensa que “isso não é prioridade”, pois, no tempo atual que vivemos, um bom posicionamento é um grande canal de evangelização.
Como criamos uma identidade visual?
Partindo da ideia de que identidade visual deve transmitir valores, essência e história, encontramos resposta no Catecismo da Igreja: “Deus cria por amor e sabedoria” (CIC 295).
Cada identidade visual é pensada com zelo. Aqui entramos em pontos técnicos, como, por exemplo: tendências no mercado visual, estilos tipográficos, paletas de cores, elementos visuais que estão em alta, disposição dos elementos e texto e uma gama de fatores que fará da identidade conceitual e única.
Cada identidade visual precisa ser pensada com amor, pois cada paróquia possui uma história diferente, suas pastorais, seu trabalho de evangelização, sua ligação com o meio cultural onde vive e, sobretudo, com a história de seu padroeiro, alinhando a espiritualidade e a fé.
“No projeto de Deus, a comunicação humana é uma modalidade essencial para viver a Comunhão” (Papa Francisco)
Mais em Marketing
-
Conheça o Threads: o novo app de mensagens do InstagramConheça o Threads, o novo app de mensagens do Instagram. Conecte-se com a comunidade católica, compartilhe e fortaleça sua fé.13.07 | 3 minutos de leitura
-
Fake news: um mal das redes sociais também combatido pela IgrejaÉ preciso estar atento ao uso correto das plataformas digitais, especialmente para evitar que se tornem um veículo de desinformação, mentira e ód...14.04 | 3 minutos de leitura
-
O que é live shopping, como realizar na minha loja católica?As lives shopping tem acontecido cada vez mais, e tem sido de grande sucesso quando bem planejadas, gerando engajamento e crescimento. Confira aqui di...18.05 | 7 minutos de leitura
-
Como usar o WhatsApp na paróquia?O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação que tem trazido facilidade e proximidade para todas às realidades, e também poderá trazer para sua pa...13.04 | 6 minutos de leitura
-
6 aplicativos gratuitos que facilitam a vida de um comunicadorA comunicação é a força vital da Igreja e a base da sua missão. Neste post, confira 6 sugestões de aplicativos gratuitos para potencializar a ev...16.03 | 5 minutos de leitura
-
5 dicas para fazer stories no Instagram da sua paróquiaAinda não utiliza o Stories do Instagram nas estratégias de comunicação da sua paróquia? A seguir, preparamos 5 dicas para você começar a colo...26.02 | 4 minutos de leitura
-
8 boas referências de sites de paróquiasEstar apenas nas redes sociais não é suficiente... é muito importante que sua paróquia possua site próprio e neste blogpost, vou te explicar o mo...21.10 | 5 minutos de leitura
-
Os principais influenciadores digitais católicosInfluenciador digital. Você sabe o que faz uma pessoa ser um? Neste post do blog, fizemos uma seleção com os principais influenciadores digitais c...11.06 | 4 minutos de leitura
-
Como usar stories em redes sociais católicasOs Stories têm inúmeros recursos e são práticos de fazer nas redes sociais católicas. Certamente é uma boa forma de se comunicar com o público ...13.09 | 3 minutos de leitura
-
7 dicas para aumentar os seguidores do Instagram da minha paróquiaPara te ajudar a começar essa caminhada, separamos algumas dicas essenciais que vão fazer a diferença para atingir ainda mais pessoas e atrair cada...15.05 | 6 minutos de leitura