8 logos desenvolvidas pela Agência Arcanjo para instituições católicas
12.06.2018 | 4 minutos de leitura
Design


Estamos constantemente em busca de melhorar a comunicação na Igreja, no entanto, é importante que a transformação aconteça por completo e é essencial que ela seja para melhor. A logo de uma paróquia, diocese, comunidade ou qualquer outro órgão religioso não deve ser “careta” pelo fato de ser “da Igreja”, muito pelo contrário, deve ser contemporânea, comunicativa, atraente e bela. Deve-se considerar o estilo do público a qual está direcionada e qual mensagem quer comunicar. Por isso, selecionamos 8 logos religiosas para exemplificar tudo isso e te inspirar!

Público jovem, consagrados ao Divino Salvador, proclamam o Evangelho de maneira atualizada e em diálogo intercultural, a partir dos meios de comunicação social.
A logo possui cores quentes e a fonte (letra) principal tem anatomia irregular como se fosse feita manualmente. Por fim, a disposição dos elementos alinhados à direita para diferenciar do tradicional.

A história da paróquia está baseada nas construções e no simbolismo das igrejas construídas, portanto, nada melhor do que evidenciar isso na logo.
A ilustração da fachada da igreja atual trouxe à composição o requinte e a exclusividade. Além de ser única, propõe uma proximidade ao público que se identifica com a logo.
As cores (azul e dourado) estão diretamente ligadas aos tons da imagem da Imaculada e das pinturas mais conhecidas da mesma.

A nova logo deveria manter ligação com a padroeira. Além da preferência por trabalhar a cor azul para identificar a cor característica de seu manto, deveria representar a medalha.
O "símbolo" é um elemento importantíssimo no processo de comunicação. A representação da medalha, de forma estilizada, traz à composição uma mescla do vintage e do contemporâneo.
Os traços fortes e o equilíbrio visual evidenciam a clareza de cada elemento. Nas cores, o azul evidencia a ligação com a cor do manto e o salmon traz leveza e santidade.

Uma Comunidade Católica jovem e muito ativa, que buscava um up na comunicação visual, sem perder ligação com o material que já estava sendo utilizado.
Algumas alterações foram feitas, a fim de deixar a composição contemporânea, com traços fortes e encontrar um equilíbrio visual adequado.
Apesar das modificações, a marca continuou bem simbólica e remetendo a anterior. A chama foi centralizada e as fontes ganharam um destaque especial.

O projeto é mantido pela Thereza Junqueira, sua espiritualidade está muito ligada à adoração, por isso a marca e toda a identidade deveria trazer essa mensagem, por meio de uma composição visual clássica.
Na moldura redonda, os traços representando a Eucaristia lembram a adoração e o chamado do projeto.
A fonte principal é diferenciada, dinâmica e forte. Seus traços marcam a composição e trabalham o conceito clássico, junto com a fonte da palavra “Projeto”.
A principal cor trabalhada é o dourado, que busca representar o requinte e a santidade.

A nova logo deveria manter a ligação com o símbolo Camiliano, representar a mística e o prestígio de São Camilo, por meio de traços e da escolha de boas fontes (letras).
A reconstrução do símbolo foi necessária, já que iríamos utilizá-lo em diversos materiais como meio forte de comunicação.
A mescla da fonte imponente maiúscula e da tradicional, ambas bem desenhadas, com uma disposição diferenciada, deixaram a composição bela e simbólica.

A Paróquia Santo Antônio de Novo Hamburgo é uma paróquia bem tradicional. Com a chegada do novo pároco, quis dar um up na comunicação da paróquia para marcar um novo tempo.
O logo deixa em destaque a ilustração do padroeiro, porém - não menos importante - a fonte estilo script (cursiva) denota uma proximidade com o público, como se fosse uma assinatura a punho.
As cores mantêm o perfil tradicional, porém elegante.

A nova logo deveria manter ligação com o anterior, o símbolo de Maria Portadora de Jesus é importantíssimo e deveria ser mantido.
Maria foi ilustrada de maneira figurativa, porém, os traços finos e o estilo peculiar trouxeram à composição o requinte e a exclusividade encontrada nos ícones sacros.
A fonte com anatomia arredondada e um leve acabamento em suas extremidades deram à composição o equilíbrio entre o gracioso e a força de Maria.



A nova logo deveria manter ligação com a padroeira. Além da preferência por trabalhar a cor azul para identificar a cor característica de seu manto, deveria representar a medalha.
O "símbolo" é um elemento importantíssimo no processo de comunicação. A representação da medalha, de forma estilizada, traz à composição uma mescla do vintage e do contemporâneo.
Os traços fortes e o equilíbrio visual evidenciam a clareza de cada elemento. Nas cores, o azul evidencia a ligação com a cor do manto e o salmon traz leveza e santidade.


O projeto é mantido pela Thereza Junqueira, sua espiritualidade está muito ligada à adoração, por isso a marca e toda a identidade deveria trazer essa mensagem, por meio de uma composição visual clássica.
Na moldura redonda, os traços representando a Eucaristia lembram a adoração e o chamado do projeto.
A fonte principal é diferenciada, dinâmica e forte. Seus traços marcam a composição e trabalham o conceito clássico, junto com a fonte da palavra “Projeto”.
A principal cor trabalhada é o dourado, que busca representar o requinte e a santidade.

A nova logo deveria manter a ligação com o símbolo Camiliano, representar a mística e o prestígio de São Camilo, por meio de traços e da escolha de boas fontes (letras).
A reconstrução do símbolo foi necessária, já que iríamos utilizá-lo em diversos materiais como meio forte de comunicação.
A mescla da fonte imponente maiúscula e da tradicional, ambas bem desenhadas, com uma disposição diferenciada, deixaram a composição bela e simbólica.


A nova logo deveria manter ligação com o anterior, o símbolo de Maria Portadora de Jesus é importantíssimo e deveria ser mantido.
Maria foi ilustrada de maneira figurativa, porém, os traços finos e o estilo peculiar trouxeram à composição o requinte e a exclusividade encontrada nos ícones sacros.
A fonte com anatomia arredondada e um leve acabamento em suas extremidades deram à composição o equilíbrio entre o gracioso e a força de Maria.
Mais em Design
-
7 dicas para criar artes para as redes sociaisNo post de hoje, apresentamos 7 dicas para te ajudar a criar cards criativos e eficientes. Para cada dica, selecionei um card desenvolvido na Agência...18.12 | 3 minutos de leitura
-
Design Gráfico: o que é e a sua importância no Marketing DigitalVou abordar 3 características do designer gráfico dentro da nossa área e a sua função diante de todo esse desafio chamado: Design e Marketing Dig...11.10 | 3 minutos de leitura
-
A importância da tipografia na efetividade da comunicaçãoA tipografia é, sem dúvidas, uma das áreas mais importantes do Design Gráfico. A sua aplicação possui uma grande abrangência e seu conhecimento...06.08 | 3 minutos de leitura