Como a comunicação pode trazer resultados para uma campanha de construção?
30.04.2018 | 5 minutos de leitura
Gestão Eclesial


Sabemos que é comum, por uma necessidade pastoral e evangelizadora, estar em constante evolução, o que também passa pelos espaços físicos em que nos encontramos. São diversas as realidades: espaços antigos e com problemas estruturais, ambientes pequenos para comportar os fiéis e as atividades pastorais, ou a busca por oferecer mais conforto e comodidade para quem frequenta nossos espaços. Todas essas realidades nos fazem estar em constante processo de construções e reformas, não é verdade? Em meio a isso tudo, como articular uma comunicação eficiente, que, a partir das reais necessidades, mobilize e engaje toda a comunidade a contribuir para alcançar os resultados que precisamos?
Nesse texto, queremos apresentar a você, dicas práticas de como usar ferramentas e estratégias de comunicação para trazer resultados concretos na mobilização e arrecadação das campanhas de construção de nossas paróquias, dioceses, comunidades e instituições.
A primeira e maior dica que podemos dar é: planejamento. Avaliamos que muitos os casos em que não se alcançam as metas de uma campanha, que, por vezes, compromete toda a ação da construção, é justamente por não ter um planejamento claro e coerente, por isso, separamos 5 dicas que te ajudarão, se você está iniciando esse processo de articular uma próxima campanha de construção para a sua realidade.
1. Estabeleça metas: toda campanha tem seu diferencial por toda a força de mensuração que é possível articular. Uma campanha sem um objetivo claro e com os passos possíveis para alcançar as metas tem grandes chances de ser fracassada. Estabeleça uma meta desafiadora, mas alcançável, apresente isso a toda a comunidade, juntamente com os prazos pré-determinados. Assim, será possível acompanhar, no decorrer da campanha, se a meta está dentro do planejado ou não, e isso ajuda a conduzir, tomar decisões e mudar de caminho, se necessário.
2. Crie uma rede de pessoas: uma campanha vitoriosa é composta por uma equipe engajada e comprometida com os resultados. Envolva as suas lideranças e crie uma rede de divulgação e mobilização, distribuindo a sua meta entre o número de líderes, fazendo com que se forma uma verdadeira rede de pessoas capacitadas e motivadas pelas metas a alcançarem os resultados.
3. Retribua os benfeitores: dentro do seu planejamento, você pode articular uma forma de retribuir ao benfeitor que contribuiu com a campanha. Sabemos que, em partes, essa retribuição está justamente no objetivo final de ter um espaço melhor, mais amplo e confortável para as atividades religiosas e pastorais, no entanto, se, além disso, for possível agregar mais algum valor a essa pessoa, certamente ela se sentirá mais motivada a contribuir. Poderia ser algum presente exclusivo, por exemplo: todos os benfeitores poderiam ganhar uma camiseta com a frase: “Eu visto a camisa e ajudo na construção desse sonho!”, ou ainda, poderia ser organizado um jantar especial a todos os benfeitores, em forma de agradecimento. Ou, então, alguma ação de sorteio, dependendo do tamanho da sua campanha, você poderia sortear um carro, por exemplo (aqui é importante procurar um advogado para auxiliar e fazer esse processo de acordo com as normas da Caixa Econômica Federal).
4. Facilite a adesão a campanha: procure entender bem o perfil do seu público e encontrar maneiras que possam facilitar a adesão desses benfeitores à campanha. Por vezes, os valores das campanhas são altos, ou ainda, a forma de você se cadastrar não é facilitadora. Uma dica valiosa que podemos lhe dar é usar da tecnologia para isso. É possível ter um site exclusivo da campanha, onde o benfeitor, além de ter todas as informações, pode fazer o seu cadastro e já optar pela melhor forma de pagamento. Você pode pagar o valor total necessário de cada benfeitor e parcelar em 12x sem juros no cartão de crédito, por exemplo, e o melhor: esse valor você pode receber integral, à vista, com os descontos das taxas de cartão. Vale muito à pena!
5. Comunique com excelência: tenha uma comunicação diferenciada para essa campanha, crie uma identidade visual própria e materiais que mobilizem toda a comunidade. Cocê pode fazer camisetas para as lideranças, cartaz para distribuir na cidade, folders explicativos, banner, outdoor, faixa e uma infinidade de ferramentas que podem dar força à campanha e, assim, convencer ainda mais pessoas a aderirem a sua proposta. Não esqueça do ambiente digital, as redes sociais podem ser muito usadas. Com um bom trabalho de impulsionamento no Facebook, por exemplo, você apresenta sua campanha a muitas pessoas na rede. Sem contar, também, que podem ser feitos grupos no whatsapp, para que as lideranças se comuniquem com todos e passem informações importantes sobre o andamento da campanha.
Esperamos que esse material seja útil para você que está planejando uma campanha para a sua instituição. Certamente, se você trilhar esse caminho, terá uma campanha com bons resultados. Vamos em frente, a evangelização depende de mim e de você!
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